SEU ENSAIO FOTOGRÁFICO SERÁ INCRÍVEL SEGUINDO ESSAS DICAS!

EXISTE UMA DURAÇÃO MÍNIMA PARA O ENSAIO FOTOGRÁFICO? SE OPTARMOS POR UMA DURAÇÃO MAIOR, TEREMOS UMA QUANTIDADE MAIOR DE FOTOS LEGAIS?

A duração de um ensaio varia de 1 a 2 horas. Mais que esse tempo, acredite, vai atrapalhar o ensaio por torna-lo exaustivo para todos e influenciar negativamente no resultado.


Quanto a quantidade de fotos vai depender do que o local escolhido tem para ser explorado e a qualidade das fotos da disposição de todos nós envolvidos. No geral, uma maior duração no ensaio não significa que irão receber uma quantidade maior de fotos.

Para que as fotos fiquem legais, é importante que entrem no clima do ensaio, pois as fotos nada mais são do que a imagem que vocês transmitem.

Nós temos o papel de deixá-los à vontade, orientar dentro das situações e depois apenas registrar as expressões/momentos usando os conhecimentos da fotografia e principalmente baseados no que conhecemos de vocês através das conversas, então contém-nos tudo e não escondam nada rs! Pode ter certeza, isto vai fazer muita diferença no resultado.



COM QUE TIPO DE ROUPA DEVEMOS IR PARA O ENSAIO? QUANTAS TROCAS DE ROUPA TEREMOS DIREITO?

Recomendamos aos fotografados a irem com roupas que combinem (estilo e cor), principalmente roupas confortáveis.

O mais importante é que sejam autênticos, não adiante colocar uma roupa que nunca usaria na vida apenas para as fotos. Roupas em tons mais claros passam a ideia de intimidade e combinam muito com fotos ao dia. Para as mulheres vestidos esvoaçantes, soltinhos e românticos ficam lindos nas fotos. Gestantes podem seguir as dicas anteriores e também abusar de saias longas com croppeds por exemplo. Para os mais práticos também vale apostar em macacão ou calças mais claras.

Em relação à quantidade de trocas, a intenção do ensaio não é fotografar para um catálogo de roupas ou moda então não precisa de muitas trocas de roupa, o que mais importa são vocês.

Dependendo do ambiente, há roupas e estilos que combinam mais com o local (praia, urbano, parques e etc). No ensaio, costumamos fotografar nos ambientes que temos a nossa volta para ter uma variação maior nas fotos e não precisar se locomover tanto evitando perder aquele clima gostoso e divertido que teremos juntos. Então dois ou três conjuntos de roupa já são o suficiente em geral. Obs.: levem mais roupas e lá podemos ajudar a escolher as que irão usar para cada ambiente.

Obs.: a troca de roupas é feita no local onde estivermos, caso tenha um banheiro ou local disponível usaremos, do contrário a solução mais comum é trocarem dentro do carro (levem algum tecido grande para ajudar a cobrir uma janela se necessário).


SOMOS TÍMIDOS. SERÁ QUE AS FOTOS FICARÃO BOAS?

Essa é uma pergunta que sempre ouvimos. Sabemos que vocês não são modelos profissionais e é normal ficarem tímidos diante de uma câmera. Mas isso é só em um primeiro momento, depois de alguns minutos de boa conversa e alguns clicks já ficarão mais confiantes e o ensaio fluirá de uma forma natural.



QUE TIPO DE LUGAR RECOMENDAM PARA FAZER O ENSAIO FOTOGRÁFICO? EXISTE ALGUM LUGAR ESPECÍFICO PARA AS FOTOS?

Pensamos que o local deve apenas complementar a interação entre vocês e realçar a composição das fotos. O nosso principal objetivo é fazer com que vocês fiquem à vontade nas fotos e que elas mostrem como realmente são, seja na residência onde moram, nos arredores de casa ou numa praia paradisíaca com um cenário deslumbrante.

Se for possível, tentar encontrar um local que possa ter ligação com a história de vocês juntos ou até mesmo apenas de um dos dois.

Uma dica legal é escolherem algo que vocês gostem muito de fazer juntos para compor o ensaio. Seu companheiro(a) ama fazer trilha? Vocês gostam de carros antigos? Gostam de algum instrumento? Essas e muitas outras particularidades podem ser usadas para dar ao ensaio a ‘cara de vocês’ e se tornar muito mais interessante, isto irá trazer algo para as fotos que não é relacionado a estética, mas que terá um valor imenso para vocês.

OLHEM ALGUNS EXEMPLOS:

- Vocês tem um cachorro: leve-o para algumas fotos junto de vocês, vai ser incrível.

- Gostam muito de ler: que tal levar o livro favorito de cada um ou até mesmo irmos até uma livraria fazer algumas fotos.

- Tiveram uma experiência divertida em alguma situação: vamos relembrar este momento e reproduzi-lo no ensaio.

- Se conheceram em algum lugar especifico: pode ser legal voltar até lá e registrar alguns momentos.

- Tem alguma coisa ou situação que gostam muito: será muito bom termos isto nas fotos.

- Gostam de cozinhar juntos ou um dos dois não sabe cozinhar ou já fez alguma bagunça na cozinha: vamos lá, que tal irmos para cozinha todos juntos e ver no que dá.

- Gostam muito de ir à praia: podemos ir para praia de dia, ao amanhecer ou até esperar aquele anoitecer que deixa a praia com clima super romântico.

Se tiverem qualquer ideia, por mais louca que pareça, mais que seja algo particular de vocês pode ter certeza que vai ficar legal e ainda será uma lembrança com imenso valor para vida toda!

Se vocês têm acesso a um local inusitado ou mesmo apenas conhecem como: barracão antigo, casa colonial, no topo de um edifício, aeroclube, iate clube, hotel com arquitetura interessante, vinícola, museu, campo de flores ou algo assim, seria ótimo poder fotografa-los lá! Quanto mais inusitado e diferente o lugar melhor, podemos nos empenhar juntos para conseguir fazer as fotos neste local, o importante é não deixar de falar com a gente sobre a ideia.


QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA FAZER O ENSAIO FOTOGRÁFICO? SÓ TEMOS OS FINAIS DE SEMANAS LIVRES, PODEMOS FAZER NESSES DIAS?

Os nossos ensaios são externos. Gostamos muito de fotografar no período da tarde, começando entre às 14 ou 15h. Se optarem em fazer no período da manhã tenham em mente que terão que acordar mais cedo para se arrumar, fazer a maquiagem, tomar o café e etc.

E iniciar as fotos entre 7h, no mais tardar às 8h. Conforme se aproxima das 10h temos um problema grande com a luz devido ao sol ficar forte e muito acima de nossas cabeças o que deixa as fotos com aspecto ruim devido as sombras nos olhos.

Poderíamos usar vários tipos de equipamentos para amenizar isso, mas preferimos fazer num horário que sabemos que ficará bom e captar a interação e o momento de vocês do que gastar vários minutos ajeitando os flashes e os tripés para fazer apenas uma ou duas fotos.

Como a maioria dos nossos eventos são nos finais de semana, não costumamos fazer os ensaios nestes dias, salvo quando temos disponibilidade no calendário faltando pouco tempo para o dia escolhido, como já no mês das fotos.

Seria como outro casal querer que façamos o ensaio deles no final de semana do seu casamento. Mesmo que seja pela manhã, vai nos desgastar e queremos estar com toda energia possível para fotografar o casamento de vocês.

E mesmo se tivermos disponibilidade, ainda é melhor fazer durante a semana, pois os locais (parques, praias, centros históricos, etc.) não estão lotados. A não ser que realmente não tenham condição de fazer nos dias de semana.


E A MAQUIAGEM, ESTÁ INCLUSA NO ENSAIO?

A maquiagem e a produção fica à critério de vocês. Se vocês querem fotos com estilo que mostre o jeito e o dia a dia de vocês podem ir com uma maquiagem leve e bonita para realçar as fotos. Se quiserem uma coisa mais editorial/fashion, é legal ter uma maquiadora nos acompanhando durante o período da sessão.


VOCÊS FAZEM EDIÇÃO DE PELE NAS FOTOS?

Bem pouco. Todas as fotos passam apenas por tratamentos essenciais como: correção de cor, brilho e contraste.

Vamos ser sinceros. É muito mais bonito mostrar como a gente é de verdade do que ter uma foto manipulada e com uma pele “falsa” tipo porcelana rs!


TEMOS UM CACHORRO, PODEMOS LEVAR ELE NO ENSAIO? AH! QUANTAS PESSOAS PODEMOS LEVAR NO ENSAIO COM A GENTE?

Claro que podem levar seus bichinhos, como disse antes. Cachorros, gatos e outros animais deixam as fotos muito alegres e divertidas. Se vocês tiverem um, leve! O ideal é fotografar com eles no início ou no final da sessão. Não se esqueçam de levar alguém responsável para ficar de olho neles, do contrário pode comprometer todo ensaio, pois eles demandam atenção.

O ensaio é de vocês. Lógico que há situações em que terão outros familiares nos acompanhando. Se a intenção é incluir eles nas fotos, não há problema nenhum. Tenham em mente que o tempo dedicado a vocês será dividido com eles também e se não forem participar das fotos que sejam pessoas com as quais fiquem bem à vontade.


É POSSÍVEL FAZER O ENSAIO EM UMA LOCALIDADE FORA DA GRANDE VITÓRIA?

Sim é possível sem dúvida e gostamos muito da idéia se o local tiver um sentido para vocês.

Quando o ensaio fotográfico é fora da Grande Vitória há uma taxa de deslocamento e alimentação que repassaremos a vocês e, se necessário, o custo de hospedagem.


EU VI AS FOTOS DO ENSAIO DE OUTRA PESSOA E GOSTEI MUITO. PODEMOS FAZER PARECIDO? AS FOTOS FICARÃO IGUAIS ÀS DELES?

Podemos fazer no mesmo local sim. Porém cada casal é diferente, tanto no estilo, no gosto, na interação, etc. Então suas fotos serão diferentes de alguma forma, pode ser que algumas fotos fiquem parecidas. No caso de desejarem alguma foto específica descrevam para nós agora durante o planejamento do ensaio, pois no dia costuma dar um branco devido a euforia do momento.

Quando vocês nos dão liberdade o resultado será o melhor possível, mas sempre é legal ter as opiniões de vocês a cada momento do ensaio e devem falar à vontade.

Uma ressalva que também é importante é sobre expectativas baseadas em fotos de outros profissionais ou pesquisas na internet, não há nada de errado em pesquisar referências, porém é preciso ter em mente que fotografia é algo muito pessoal no sentido da criação. Cada fotógrafo faz as fotos baseado na sua própria experiência, vivência e outros fatores pessoais e pode acontecer, e não é um problema em si, que não façamos uma foto que você queria por ter visto no trabalho de outro profissional.

Se o nosso trabalho os agrada (imaginamos que sim porque nos deu o privilégio de fotografá-los), mas quer algum tipo de foto específica fale com a gente sobre isto antes e durante o ensaio que vamos fazer o máximo para lhe entregar o que deseja.


QUANDO DEVEMOS FAZER AS FOTOS?

Ensaio Pré-Casamento: neste caso de o ideal é fazermos as fotos cerca de 3 a 4 meses antes do casamento porque assim será possível ter as fotos antes do casamento e mostrarem as pessoas mais queridas, quem sabe até usar em algum detalhe do casamento.

Ensaio de Gestantes: indicamos fazer o ensaio entre 28 e 32 semanas de gestação porque assim a barriga já terá um tamanho que fique visível nas fotos e ainda não começaram os inchaços tradicionais em grávidas. Porém tudo isto pode variar de pessoa para pessoa, é importante se observar para decidir o melhor momento.

Essas são as dicas especiais que queriamos compartilhar com você para auxiliar no seu ensaio fotográfico.

Esperamos que ajude a responder algumas das dúvidas que tinha. Compartilhe aqui nos comentários se algo fez sentido, se colaborou pra esclarecer uma dúvida ou mesmo se queria saber melhor algum assunto, será muito importante para nós e irá ajudar a melhorar o conteúdo aqui.

Seu ensaio fotográfico será incrível como vocês merecerem!



Preencham um formulário rápido clicando no botão abaixo para conhecermos melhor vocês e ter mais informações para entregar um ensaio como vocês merece!